O que é releitura?

Assim como existem diversas interpretações de uma obra de arte, existem diversas possibilidades de releituras dessa obra. Uma boa releitura irá depender de uma boa compreensão na leitura da obra. Reler uma obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade. Ao recriar uma obra não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original. Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantem um elo com a fonte que serviu de inspiração. Uma boa proposta de releitura se baseia em um conhecimento prévio do artista e da obra: a época em que ele viveu, sua biografia, artistas que admirava, outros artistas de seu tempo, o tema da obra e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, etc. Há inúmeros casos de grandes artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou alguma obra em especial, como veremos no curso de Arte Moderna. No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e resultam em uma sequência de obras, em outros tempos e estilos. Existem vários exemplos disso na arte, como é o caso da pintura Almoço na Relva de Manet que inspirou o quadro de Picasso. Manet se inspirou em Concerto Pastoral de Giorgione e em uma gravura de Marcantonio Raimondi, O Julgamento de Paris, gravura baseada em desenho de Rafael Sanzio. Ou, ainda, O Balcão de Manet de Magritte, releitura de O Balcão de Manet, que releu O Balcão de Goya. Abaixo, exemplos interessantes de releitura de alunos dos cursos de Design Gráfico, Design de Produto, Design de Ambientes e Licenciatura em Artes Visuais da UEMG. Releituras realizadas em 2007.


Matheus - Jacque-Louis_David_Death_of_Marat_1793-exp

Matheus-de-moura-alves - Justiça Assassinada-exp

Monalisa-Referencia

Monalisa-Samara-pereira-de-araujo-Dambt

marina-magritte-balcao-de-manet-exp

Marina-Martins-Machado-Magritte-exp

Capela Sistina - A Criação de Adão-exp

Capela Sistina - Leonardo Ribeiro Leite - exp

*Em Arte, Natal & Design releituras em cartões de Natal.

Sobre Vânia Myrrha

Arquiteta e professora de História da Arte. Especialização em História da Arte pela PUC Minas e em Arte Contemporânea pelo IEC Instituto de Educação Continuada. Mestre em Arquitetura e Urbanismo - EAUFMG.
Esse post foi publicado em História da Arte, Releitura, Trabalhos de alunos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

53 respostas para O que é releitura?

  1. Joyce disse:

    Eu adorei o site e quando crescer quero ser releitora igual a tu Vânia Myrrha!

    bjs, sou sua fã!!!,thaaaau!!!

  2. Joyce disse:

    Eu amei o site e tu serve de exemplo pro meu dia-a-dia quero ser igual a tu Vânia Myrrha!

    bjs, sou sua fã!!!,thaaaau!!!

  3. fernanda disse:

    Adorei esse site me ajudou muito no meu trabalho!!!

  4. nilsom disse:

    essas fotos ficaram bonitas

  5. THAISA PEREIRA E SILVA disse:

    AMEI ME AJUDOU COM MEU TRABALHO DE ARTE DE AMANHA POIS AGORA SEI COMO FAZER UMA RELEITURA LEGAL SABE JACQUES LOUS dAVID.VC ME AJUDOU MUITO TO PENSANDO FAZER UMA RELEITURA COMO A SUA NAO TAO BOA MAS MESMO ASSIM VOU TENTAR EU ACHO QUE VAI FICAR UM ESPETACULO

  6. essas obras ficaram muito bem feitas e serviram muito pro nosso trabalho

  7. Maria Eduarda disse:

    Achei muito legal esse site

  8. Camila disse:

    Muito bom! Me ajudou e muito essa explicação sobre releitura, muito obrigada.

  9. felipe disse:

    gostei muito de saber o que e releitura..

  10. Victória disse:

    Gostei muito do site ate porque ele me ajudou no trabalho!

  11. luisa disse:

    rsrsr amei essa releitura da monalisa

  12. maria geralda disse:

    essa releitura me ajudou no meu trabalho, muito bom.

  13. Ariadne disse:

    Achei super interessante esse site, pois mostra de forma clara e objetiva, as diferenças de uma obra original, para com uma releitura feito com formas, cores, sentimentos e mensagens diferentes, que tentam demostrar o qual importante é a arte.
    Obrigada, seu post foi fundamental para uma atividade que eu precisa realizar !
    Sucesso !

  14. maria alice disse:

    isso ficou o maximooo!!!

  15. Camila disse:

    Adorei esse SITE me ajudoou a fazeer meu TRABALHOO ‘
    Obrigadaa VANIAA’ rsrs’
    BJOOOS … xaau

  16. Bukizinha disse:

    As obras em comparação as releituras estão perfeitas adorei acho q depois de ter visto me inspirei para fazer o meu trabalho de escola

  17. téfynha disse:

    Nooosaa ki dahoraa … mto show!!

  18. gabrielly martins de oliveira disse:

    muito loco odorooooooo essas obras

  19. andressa disse:

    adorei esse sitee muito resumido e me ajudou a fazer meu trabalho
    bjos

  20. kjiutoedfb disse:

    me ajudou em uma pesquisa e me alertou de como a releitura é feita agora eu já sei como fazer!!!!

  21. sabrina caetano. disse:

    mmmmmmmmmmmmmm

  22. Mateus disse:

    Maneiro quando crescer vou pensar em ser releitor

  23. Ruan disse:

    Pow responsa essas releituras ai

  24. Gutherry disse:

    MUITO Loco!!

  25. tania bispo disse:

    adorei as releituras,agora entendi o que significa.È maravilhosa a criatividade.

  26. telma.costas@hotmail.com disse:

    Estou encantanda com essa releitura de obra, simplesmente sensacional e não tem como não aprender através de exemplos claros como estes.
    Telma Costa.

    • Vânia Myrrha disse:

      Ei Telma,

      Obrigada pela visita e fico feliz que tenha aprendido algo por aqui. :)

      Abraços, Vânia

  27. Luiz Demolvão Irala Abreu disse:

    Material de divulgação muito importante,pois, está auxiliando muito os professores de ARTES em seus trabalhos com seus alunos. Valeu!!!!

    • Vânia Myrrha disse:

      Obrigada Luiz!
      Hoje postei uma nova maneira de reinterpretar uma obra de arte. O trabalho de um artista espanhol sobre a obra de Hieronymus Bosch, ‘O jardim das delícias’. Dê uma olhada, vale a pena!
      Abraços, Vânia

  28. hntju disse:

    ajudou um poco :D

  29. Estácio disse:

    muito bom agora sei o que é realmente uma releitura.Obrigado

  30. marcia paiva disse:

    me ajudou bastante no meu trabalho escolar
    ;p

  31. adorei esse site tambem me ajudou no trabalho da escola

  32. Allrthur disse:

    obrigado por me fazer compreender o que é uma releitura, eu pensava que era descrever o quadro em texto.

  33. Paulo Chagas disse:

    Texto simples e direto. Agora sei o que significa a releitura de uma obra de arte. Obrigado.

  34. Rayana Carla disse:

    adorei as imagens passa harmonia,alegria, uma serie de sentimentos que não posso explicar. adorei

  35. arielson disse:

    eu gostei muito desse site. ele ajuda muitos alunos de várias escolas a tirar suas dúvidas…muito bom mesmo…

  36. stefany linda disse:

    eu gostei da releitura esta me ajudando muito valeu

  37. Welma Crisner Bordallo disse:

    Vivi, vc está no caminho certo, é por aí mesmo! Eu faço muito reeleitura, e cada vez mais que vc lê uma obra, sempre acaba
    dando uma nova versão, é formidável! Que bom!
    Se vc quer relaxar, faça pintura em tela, nem que seja abstrato, já
    é uma arte,às pessoas darão a imaginação que quiser. É maravi-
    lhoso pintar, é altamente ralaxante. Bjs., Welma
    Sobre as imagens, é maravilhoso ver às obras de Micheângelo, me
    fascina interiormente, é maravilhoso sempre e sempre!

  38. eu adorei quando eu crescer quero ser ou releitor ou autora

  39. maria josé disse:

    espero que esta releitura me ajude também

  40. Isabelle Leitte disse:

    Adorei, foi bem útil pra mim, esse site, explica tudo passso a passo, e me ajudou muuuito no meu trabalho de escola.

  41. vithoria luise disse:

    muito bom me ajudou a fazer uma releitura da obra de pablo picasso les demoiselles d’avignon

Deixe um comentário

