No coração da África

Artistas da República Democrática do Congo, na África Central, pintam cenas da vida cotidiana em composições cheias de cores. As imagens se misturam a mensagens escritas que são usadas para criticar o poder, ironizar a realidade social e chamar atenção sobre os problemas dos povos do continente africano. Assim é a arte dos pintores Cheri Samba, Cheri Cherin e Jean Nsimba Mika.

Prostitutas nas ruas de Kinshasa, desenhos e textos, como nas revistas em quadrinhos, que fazem referências aos conflitos armados e à aids ou, ainda, animais selvagens que adotam a personalidade de seres humanos são temas presentes em suas pinturas. Cheri Samba começou a incorporar textos às suas imagens no final dos anos 70 do século XX. A princípio foi uma maneira de fazer com que o público parasse para ler a mensagem e prestasse um segundo a mais de atenção aos quadros. Agora se transformou em um código de identidade dos pintores congoleses que o usam para registrar um toque de crítica ou ironia.

Outro nome relevante na arte africana contemporânea é Rhode Makoumbou, escultora e pintora. A obra da artista a transformou em uma arquivista da memória do papel da mulher na sociedade africana. Cria e representa figuras femininas em suas pinturas e esculturas; nas esculturas usa varetas de metal, serragem e tecidos.

cheri-samba2

cheri-samba5

Chéri Samba, 2007

cherin

Cheri Cherin, 2006

Jean Nsimba Mika, 2009

rhode-makoumbou-mercado-2003-30x45cm

Rhode Makoumbou, 2003

rhode-makoumbou02

Rhode Makoumbou, 2008

Sobre Vânia Myrrha

Vânia Myrrha é arquiteta, professora de História da Arte, da Arquitetura e do Design. Doutoranda em Design na Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestre em Arquitetura e Urbanismo - UFMG. Especialista em História da Arte pela PUC Minas. Especialista em Arte Contemporânea pelo IEC - Instituto de Educação Continuada - PUC Minas.
Esse post foi publicado em Arte, Arte Africana e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para No coração da África

  1. Marise disse:

    Que maravilha! Estou cada vez mais encantada com a cultura que vem da África, pra mim ainda muito desconhecida…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s