Bernini em Ubá

Na semana passada em Ubá, na aula sobre o Barroco, vimos uma obra de Bernini, encomenda da família Borghese, um grupo escultural em mármore, tamanho natural: ‘O Rapto de Prosérpina’, terminada em 1622. Bernini retrata o momento em que Plutão, o deus do Reino dos Mortos, rapta Prosérpina (também conhecida como Perséfone), filha de Deméter, para ser sua mulher, e leva-a para o Hades (mundo subterrâneo). As mãos de Plutão enterram-se na pele macia de Prosérpina. Ela, confusa e desesperada, luta para se livrar do abraço. Atrás das figuras, uma testemunha desse momento de paixão e terror, Cérbero, o cão de três cabeças que guarda a entrada do Hades.

Após a aula, de volta ao hotel, me deparo com Cérbero a guardar a entrada do Ubaense Plaza, não que lá seja o Hades, ao contrário, é um hotel muito agradável. Mas, em uma mesinha no hall de recepção um abajur ilumina os primeiros degraus da escada, e, quando passo por ele, volto meu olhar, quem sustenta a luz são as mãos de Prosérpina! Me diverti com isso, lá estava Bernini no coração de Ubá. E, fiquei a me perguntar: será que os hóspedes que passam por ali, os funcionários que cuidam do lugar, e, até mesmo quem escolheu aquela peça para estar ali, imaginam a história por trás dela?


Gian Lorenzo Bernini, O Rapto de Prosérpina, 1621-22, Galleria Borghese, Roma


Ubaense Plaza, hall de recepção, maio de 2011.

Sobre Vânia Myrrha

Vânia Myrrha é arquiteta, professora de História da Arte, da Arquitetura e do Design. Doutoranda em Design na Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestre em Arquitetura e Urbanismo - UFMG. Especialista em História da Arte pela PUC Minas. Especialista em Arte Contemporânea pelo IEC - Instituto de Educação Continuada - PUC Minas.
Esse post foi publicado em Arte, Design, Escultura, História da Arte e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s