A Talha Neoclássica na Bahia

Em abril teremos um pouquinho da Bahia em Belo Horizonte. Aproveitem a oportunidade para conhecer um trabalho único sobre a ornamentação belíssima das igrejas baianas do século XIX.

O curso “A Talha Neoclássica na Bahia” abordará o resultado estético da grande reforma na ornamentação das igrejas ocorrida na Bahia, no século XIX, quando a talha do século XVIII (barroca e rococó) foi destruída e substituída por outra de orientação neoclássica. A reforma foi extremamente ampla levando a alterações arquitetônicas e estilísticas e substituição de materiais. O curso será ministrado pelo professor Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, que irá analisar as reformas nas principais igrejas baianas e as razões que as motivaram. Serão ainda apresentadas as tipologias dos retábulos, suas origens simbólicas e formais inventadas na Bahia do século XIX e as relações entre os artistas brasileiros e europeus por meio da circulação de gravuras e seus modelos no ocidente.

O curso está sendo promovido pela Clio Gestão Cultural e Editora dando prosseguimento a suas atividades em eventos culturais na área de história da arte, e acontece entre os dias 22 e 25 de abril de 2015 em Belo Horizonte.

Sobre Vânia Myrrha

Vânia Myrrha é arquiteta, professora de História da Arte, da Arquitetura e do Design. Doutoranda em Design na Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestre em Arquitetura e Urbanismo - UFMG. Especialista em História da Arte pela PUC Minas. Especialista em Arte Contemporânea pelo IEC - Instituto de Educação Continuada - PUC Minas.
Esse post foi publicado em Arquitetura, Arte, Cursos&Palestras, História da Arte, Memória e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s