20 gravuras para Augusto dos Anjos

Fotos Fernando Biagioni

Foto Fernando Biagioni

Os artistas Luis Matuto e Fábio Martins inauguraram em Belo Horizonte, no dia 23 de setembro, a Exposição ‘Versos de Morte em Tinta Negra | Gravuras para Augusto dos Anjos’.

O poeta paraibano Augusto dos Anjos (1884-1914) considerado muitas vezes como simbolista ou parnasiano, era identificado pelo crítico e poeta Ferreira Gullar como pré-modernista, pois encontram-se características nitidamente expressionistas em seus poemas.

O expressionismo também estava presente na xilogravura artística no Brasil, nas obras dos artistas Osvaldo Goeldi (1895-1961) e Lasar Segall (1891-1957), nas primeiras décadas do século XX. Ao lado desses artistas floresceu no nordeste do Brasil um grande número de xilógrafos originários de oficinas tipográficas vinculadas, por meio das xilogravuras, à literatura de cordel.

Aos versos de Augusto dos Anjos os jovens artistas Matuto e Martins acrescentaram xilogravuras com fortes traços expressionistas, unindo o poeta à tradição da literatura de cordel de sua terra. Augusto dos Anjos, Goeldi, Segall, xilógrafos anônimos de oficinas tipográficas, Matuto e Martins são gerações de artistas criando laços no tempo e no espaço, entre a palavra escrita e a palavra desenhada.

A exposição fica até dia 14 de outubro, quarta-feira, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade em Belo Horizonte. Aproveitem!

post1

post2

post4

post5

Sobre Vânia Myrrha

Vânia Myrrha é arquiteta, professora de História da Arte, da Arquitetura e do Design. Doutoranda em Design na Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestre em Arquitetura e Urbanismo - UFMG. Especialista em História da Arte pela PUC Minas. Especialista em Arte Contemporânea pelo IEC - Instituto de Educação Continuada - PUC Minas.
Esse post foi publicado em Arte, Gravura, História da Arte, Memória e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s