A Vida na Arte: Retrato de um rapaz jovem, segurando um desenho de criança (cerca de 1515), Giovanni Francesco Caroto

Retrato de um rapaz jovem, segurando um desenho de criança (cerca de 1515) Giovanni Francesco Caroto Museo di Castelvecchio, Verona Retrato de um rapaz jovem, segurando um desenho de criança (c. 1515)*, Giovanni Francesco Caroto

Muitos livros nos contam que, no início do século XX, os artistas buscavam desenhar como crianças: Kandinsky, Klee, Miró… Picasso dizia que ainda bem jovem desenhava como o pintor italiano Rafael, mas precisou de toda uma existência para aprender a desenhar como uma criança. De fato, alguns artistas se inspiravam na liberdade dos desenhos infantis, mas adicionavam às suas obras elementos e processos mais sofisticados. No desenho das crianças há uma mistura natural de desejos e percepção do mundo ao redor, que não é intencional. E isso é impossível de imitar.

No auge do Renascimento, na Itália, Caroto, que nasceu e viveu em Verona (1480-1555), pintou um jovem sorridente segurando com entusiasmo um desenho infantil. O sorriso insaciável estampado em sua face, selado em seus lábios e em seus olhos, demonstra o seu orgulho e prazer em nos mostrar o desenho. Na verdade, um desenho que não é um desenho, é uma pintura de um desenho. Podemos imaginar que alguma criança andou ali pelo ateliê desenhando no verso de alguns estudos e rascunhos e Caroto observou e copiou o desenho. Além de bela e divertida, a obra é um testemunho de que diferente dos diversos estilos artísticos, que se modificaram ao longo da história da arte, há 500 anos atrás as crianças desenhavam da mesma maneira como desenham hoje.

*A obra estava entre os 17 quadros roubados do Museo di Castelvecchio, Verona, na noite de 19 de novembro de 2015.

Sobre Vânia Myrrha

Vânia Myrrha é arquiteta, professora de História da Arte, da Arquitetura e do Design. Doutoranda em Design na Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestre em Arquitetura e Urbanismo - UFMG. Especialista em História da Arte pela PUC Minas. Especialista em Arte Contemporânea pelo IEC - Instituto de Educação Continuada - PUC Minas.
Galeria | Esse post foi publicado em Arte, História da Arte, Painting e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s